Temaki




O Temaki, que em japonês significa “rolinhos de mão”, é um sushi que tem formato de cone que possui nori na parte externa e ingredientes até o topo. Geralmente o Temaki tem tamanho padrão de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, como um sorvete, diferentemente dos outros sushis que são comido com hashis (palitinhos). Seus sabores mais tradicionais são salmão, atum, Califórnia (frutas) e kani (caranguejo).
Fechar um temaki torna-se uma tarefa muito simples para iniciantes quando não é usado muito recheio, caso contrário, o resultado pode ser desastroso. Por isso, vai adica: inicie com ingredientes mais firmes e em pouca quantidade, como kani e pepino. À medida que for pegando a prática, aumente a quantidade e opte por peixes. Aprender a fazer sushi exige paciência, então, qualquer dose de ansiedade poderá atrapalhar.
Aqui vão 10 passos para um simples temaki:
Passo 1: Coloque meia alga sobre uma das mãos, no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima. Esta mão deve estar completamente seca.
Passo 2:  umedeça a outra mão e espalhe o arroz até pouco mais que a metade da alga (seta preta). Deixe um pedaço triangular da alga sem arroz (em vermelho), na região do polegar.

Passo 3: coloque os ingredientes na diagonal – do triângulo para o mindinho. O raciocínio para o fechamento do temaki consiste em levar a linha azul até o encontro da vermelha. Você pode até experimentar fazer isso antes de colocar o arroz, só pra praticar e entender.  
Passo 4: segure a ponta inferior da alga na linha azul e comece a levá-la na direção oposta, no canto superior da linha vermelha, indicado pela seta.
 Passo 5: antes de chegar até o outro lado, já coloque o polegar como apoio.
Passo 6: agora continue fechando, usando também os 4 dedos da outra mão. Eles te darão firmeza e vão ajudar a segurar os ingredientes. Passo 7:  Prossiga firmando com os 4 dedos, até que o arroz não apareça mais. Repare que o temaki automaticamente gira na sua mão.Passo 8: Puxe o resto de alga que sobrou e termine o giro.


Passo 9: Amasse um grão de arroz com o polegar para colar a pontinha da alga.
Para comer, basta fazer uma pastinha de shoyo com wasabi e derramar no temaki a cada mordida. Alguns sushimen ainda preferem dobrar a pontinha do cone para que o shoyo não vaze por baixo.


Temakis Clássicos
Alaska
Salmão, cream cheese e pepino
Califórnia
Kani, manga, pepino e gergelim
Camarão
Camarão cozido e cebolinha
Filadélfia
Salmão, cream cheese, cebolinha e gergelim
Frango
Tiras de frango grelhado com molho tarê e gergelim
Kanikama
Kani, cebolinha e gergelim
Salad
Pasta de salmão grelhado c/ cream cheese, alface e cebolinha
Salmão
Salmão, cebolinha e gergelim
Skin
Pele de salmão grelhada, molho tarê e gergelim
Shimeji
Shimeji na manteiga e cebolinha
Tomate Seco

Tomate seco, rúcula e gergelim

Nenhum comentário:

Postar um comentário