Crumble De Maçãs


Crumble de Maçã com especiarias
Crumble é uma receita simples e bem curiosa. Trata-se de uma massa quebradiça a base de três ingredientes: Manteiga, açúcar e farinha de trigo. Ela é colocada por cima de uma outra preparação e vão ao forno juntas. Então ela dá um acabamento irregular e crocante. Geralmente essa preparação é aplicada sobre uma combinação de frutas e açúcar.
Em potinhos individuais, você vai colocar o recheio, cobrir com uma camada da massa e colocar para assar, sim, é ao contrário mesmo (recheio em baixo e massa em cima). Essa receita é bem versátil e não exige habilidade de decoração. São três ingredientes na massa e poucos também no recheio. Como eu gosto de especiarias, dou um toquezinho de canela em pó e nos moscada no recheio pra dar aquele cheirinho que toma conta da casa.
A massa pode ser aromatizada com temperos secos, como especiarias em pó, porém, se o condimento for canela, a cozinha clássica passa a chamar essa massa de Streusel. Não estou usando nenhum tempero na massa porque o recheio já será condimentado.
Para conferir algumas curiosidades e benefícios do uso das especiarias dessa receita, clique aqui e aqui.
Fotografia e Food Styling: Franciele C. Oliveira
SONY DSC
Ingredientes
CRUMBLE
  • 100g de MANTEIGA gelada em cubinhos pequenos
  • 100g de FARINHA DE TRIGO
  • 100g de AÇÚCAR CRISTAL
RECHEIO
  • 300g de MAÇÃS
  • 100g de AÇÚCAR CRISTAL
  • NOZ MOSCADA ralada a gosto
  • CANELA EM PÓ a gosto
  • GENGIBRE EM CALDA a gosto (clique aqui para a receita)
SONY DSCSONY DSC

Modo de Preparo
DO CRUMBLE:
  1. A massa precisa ser quebradiça, por isso não pode desenvolver muito o glúten durante o preparo. Previamente, corte a manteiga em cubos pequenos (quanto menor melhor) e deixe no congelador por uns minutos para ficar bem firme. Deixe o açúcar e a farinha de trigo também na geladeira. Trabalhar com todos os ingredientes gelados é melhor porque evita que a manteiga derreta durante a elaboração da massa, se isso acontecer ela vai hidratar o trigo e começar a dar maciez.
  2. Junte todos os ingredientes numa tigela, com as pontas dos dedos esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Se tiver um processador de alimentos é só processar tudo até ficar com uma consistência arenosa. Não é preciso ficar totalmente homogêneo.
  3. DICA: Se usar um processador, não deixe a massa passar da metade da altura do seu pote, o peso da massa e o seu volume pode resultar em esmagamento e logo em desenvolvimento da elasticidade e maciez. Use a opção “pulsar”.
  4. A massa pronta tem aparência de farofa mesmo, com alguns flocos residuais de manteiga e flocos ou bolinhas de massa com tamanhos irregulares porém pequenos.
  5. Enquanto faz o recheio, mantenha a massa na geladeira para evitar que a manteiga derreta.
DO RECHEIO:
  1. Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos.
  2. DICA: É importante cortar as maçãs e colocá-las imediatamente numa tigela com uma solução ácida. Isso irá impedir o escurecimento enzimático chamado de polifenoloxidase. Eu uso 200ml de água para cada suco de um limão taiti. Uso o limão Taiti por ser mais barato, mas pode ser o siciliano ou mesmo vinagre. Enquanto for cortando as maçãs vá colocando na solução até o final do processo.
  3. Tenha já disponíveis os potes que irão ao forno com sua preparação. Escorra as maçãs e misture-as com o açúcar, a canela, a noz moscada e o gengibre em calda, drenado (não recomendo o gengibre fresco porque é muito forte).
  4. Preencha seus potes com essa mistura deixando espaço para uma camada da massa, que deve ser colocada por cima, distribuída sem ser pressionada, cobrindo toda superfície.
  5. Coloque seus potes numa assadeira e leve ao congelador por 15 minutos enquanto o seu forno pré aquece a 180ºC a 200ºC.
  6. Coloque-os para assar até que a superfície da massa fique corada. Nesse período o recheio vai cozinhar e pode borbulhar um pouco. Ao retirar do forno (em média de 1h30, mas pode variar dependendo do forno, do tamanho dos potes etc) a massa vai estar maleável, mas espere ela esfriar e estará crocante.
SONY DSCSONY DSCSONY DSC
fonte= http://www.icouldkillfordessert.com.br/receitas/doce-vo/crumble-de-maca-com-especiarias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário