PÃEZINHOS DE AVEIA IRLANDESES DA NIGELLA


Pãezinhos de Cerveja e Aveia da Nigella



Pãezinhos de aveia da Nigella_F&F



Esta receita faz parte do livro “Na Cozinha com Nigella”, lançado recentemente aqui no Brasil em língua portuguesa, e para os leitores que haviam me perguntado se o livro de fato era bom eu posso afirmar que sim, na verdade é um dos melhores livros da Nigella que eu tenho, com muito mais receitas que os outros títulos e com fotos mais bonitas e mais detalhadas também!

O bacana desta receita é que ela pode ser adaptada, ou seja, embora a cerveja seja o ingrediente principal da receita ela pode ser eventualmente substituída por leite, a quantidade de farinha de trigo integral pode ser alterada (mesclada com farinha de trigo branca, por exemplo), e assim como eu mesma fiz o “buttermilk” da receita original pode ser substituído por iogurte natural. Mas o que é bom mesmo é que não dá nem tempo de ter preguiça e nem parece que você está fazendo pão, de tão fácil e rápida que é! Não leva ovos, não leva fermento e não é necessário sovar e nem esperar a massa crescer, é vapt vupt mesmo!

Quanto à consistência achei ótima também, fica com uma casquinha um pouco mais durinha e o interior fica mais macio, mas é um pão de massa mais firme. Se for colocado em saquinhos ou potes bem vedados eles ficam ainda melhores no dia seguinte e podem ser aquecidos ou transformados em torradas igualmente boas. Achei estes pãezinhos perfeitos para fazer um hambúrguer caseiro em pão integral, da próxima vez este será o destino deles com certeza. O sabor também é delicioso, com um quê de adocicado e um saborzinho do malte da cerveja no fundo.

PÃEZINHOS DE AVEIA IRLANDESES DA NIGELLA
(rende 12 pãezinhos)
Ingredientes:
  • 400g de farinha de trigo integral
  • 100g de aveia em flocos (não use aveia instantânea)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 300ml de cerveja stout (ou outra cerveja escura e forte)-deixar cerveja aberta numa jarra 1 hora antes para perder gás
  • 150ml de iogurte natural (a receita original pede 150 ml, mas eu usei um copinho inteiro)
  • 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • flocos de aveia para a cobertura dos pãezinhos
Modo de Preparo: Abra a cerveja, coloque em uma jarra e deixe descansar por uma hora para sair um pouco do gás. Preaqueça o forno em 220º. Enquanto isso num bowl misture a farinha integral com a aveia, o sal e o bicarbonato de sódio. Na jarra da cerveja misture o iogurte, o óleo e depois o mel (nesta ordem mesmo, pois segundo a dica da Nigella colocando o óleo antes o mel vai deslizar pela colher que estará untada). Misture bem a cerveja com o óleo e o mel e despeje devagar na mistura dos ingredientes secos, mexendo com uma colher até que a massa fique firme. A massa fica um pouco grudenta, mas é normal. Forre uma assadeira com papel manteiga e unte levemente com óleo vegetal. Se quiser aperfeiçoar o formato dos pãezinhos faça isso com as costas de uma colher, depois de estarem dispostos na assadeira. Polvilhe aveia em flocos por cima dos pãezinhos e leve para assar por apenas 15 minutos, em 220º.

Dica: Estes pãezinhos ficam ótimos no café da manhã ou da tarde, acompanhados de geleia, de manteiga, de cream cheese ou de ovos mexidos, mas também ficam ótimos para uma noite de petiscos com salmão defumado, com picles, com patês ou com queijos.



- See more at: http://figosefunghis.com.br/2013/05/paezinhos-de-cerveja-e-aveia-da-nigella.html#sthash.JTHft4PO.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário